A décima nona sessão do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial começou oficialmente no domingo, 1º de dezembro de 2024, com uma vibrante cerimônia de abertura no Centro Cultural do Porto de Assunção, na República do Paraguai.
O Presidente do Paraguai, Santiago Peña; a Diretora-Geral da UNESCO, Audrey Azoulay; e a Ministra da Cultura do Paraguai, Adriana Ortiz compareceram à cerimônia. Seus discursos ressaltaram a importância de salvaguardar o patrimônio vivo na promoção da diversidade cultural, coesão social e desenvolvimento sustentável.
Sua Excelência Sra. Nancy Ovelar de Gorostiaga, Embaixadora Extraordinária e Plenipotenciária e Delegada Permanente da República do Paraguai na UNESCO é a presidente deste encontro anual. A sessão, reunindo cerca de 1.000 representantes de todo o mundo, ocorrerá até sábado, 7 de dezembro de 2024.
O cronograma provisório está disponível online na página 19.COM.
Os pontos da agenda incluem, nomeadamente, o exame das candidaturas apresentadas pelos Estados Partes para inscrição nas Listas da Convenção de:
58 indicações para a Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
3 solicitações de transferência de elementos de uma lista para outra.
2 indicações para a Lista do Patrimônio Cultural Imaterial que Necessita de Salvaguarda Urgente.
3 propostas ao Registro de Boas Práticas de Salvaguarda.
A 19ª sessão também examina:
18 relatórios dos Estados Partes sobre o estatuto dos elementos inscritos na Lista do Património Cultural Imaterial que Necessita de Salvaguarda Urgente,
44 relatórios sobre a implementação da Convenção e o status dos elementos inscritos na Lista Representativa na África.
Informações importantes para os participantes e todos os documentos estão disponíveis na página web dedicada.

































